quarta-feira, 15 de julho de 2020

Qual a diferença de um bolor e uma levedura?

   Quando eu estava no Ensino Médio, eu tive uma grande dificuldade para conseguir entender o que era um bolor e o que era uma levedura. Bom, eu não reprovei nessa matéria, muito menos fui mal nas provas, mas eu confesso, nunca havia compreendido de forma plena a diferença entre um bolor e uma levedura. Não, eu não estou aqui para contar quais as partes gerais de um fungo, mas somente para fazer com que uma lanterna acenda em sua cabeça.
   Você já comeu um pão, eu suponho, e talvez com muita sorte já tenha visto sua mãe fazer um pão, então eu vou te contar um segredo: Para fazer um pão você usa fermento biológico, mas você sabe o que significa isso? Bom, o fermento biológico nada mais é que algumas milhares de leveduras, que se alimentam do amido (vamos traduzir como "farinha", mas outra hora eu escrevo algo mais complexo sobre isso), e liberam dióxido de carbono, ou se preferir gás carbônico, e fazem a massa crescer. 
   Veja bem, já te expliquei um local que você pode encontrar algumas leveduras, mas onde você vai encontrar um bolor? Vamos continuar com o pão que sua mãe fez (ou você, ou o padeiro mesmo). Suponhamos que você comeu algumas fatias e decidiu guardar, mas veja só, você é muito ocupado e esqueceu daquele pão no armário, e lá é bem úmido, por mais que você não veja água escorrendo pelas paredes do armário, existem moléculas de água lá. Já fazem alguns dias que ele está guardado e SURPRESA, você lembrou dele. O primeiro contato que você tem com o pão, já observa uma crosta verde. E sabe o que é essa crosta verde? São bolores. Então você tem exemplos imagéticos da diferença de bolor e levedura. 
   Agora caso você seja mais curioso, vou te dar exemplo de outra levedura bem conhecida, a Candida albicans, essa mocinha é capaz de fazer você ter uma infecção bem complicada, a Candidíase, uma infecção sexualmente transmissível.
   Veja a seguir as diferenças visuais de bolores (figura 1) e leveduras (figura 2), em placas de Petri: 
Penicilina - Brasil Escola
Figura 1: Foto de placa de Petri, retirada da Internet, contaminada com bolores.
Dissertação de Mestrado
Figura 2: Foto de placa de Petri, retirada da Internet, contaminada com leveduras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qual a diferença de um bolor e uma levedura?

   Quando eu estava no Ensino Médio, eu tive uma grande dificuldade para conseguir entender o que era um bolor e o que era uma levedura. Bom...